- Jornal Cripto
- Posts
- Vitalik Buterin propõe alterações no modelo de prova de aplicação da Ethereum
Vitalik Buterin propõe alterações no modelo de prova de aplicação da Ethereum

O criador do Ethereum, Vitalik Buterin, apresentou uma nova postagem em seu blog, propondo mudanças para reduzir a carga da rede devido à alta contagem de validadores, que atualmente chega a cerca de 895 mil. Embora esse número elevado contribua para a descentralização, permitindo que até mesmo indivíduos comuns participem no staking, ele sobrecarrega a rede devido ao grande número de assinaturas que precisa processar.
Buterin reconhece que a carga e a complexidade técnica da rede Ethereum estão atualmente muito elevadas e precisam ser abordadas. Em sua postagem, ele destaca que o sistema atual de agregação de assinaturas, que processa cerca de 28.000 assinaturas por slot, gera complexidades sistêmicas e não atende ao objetivo final de permitir que qualquer pessoa participe do staking.
Caça-níqueis Ethereum
Um “slot” na rede Ethereum refere-se a uma unidade de tempo em que um validador é escolhido aleatoriamente para propor um bloco. Buterin propõe reduzir o número de assinaturas por slot de 28.000 para 8.192 no futuro, a fim de reduzir as complexidades técnicas que a rede enfrenta atualmente.
As três abordagens de Buterin
Buterin apresenta três abordagens para abordar esse problema. A primeira envolve a criação de pools de staking descentralizados, com um aumento no tamanho mínimo de depósito para 4.096 ETH, incentivando os pequenos investidores a se juntarem a esses pools.
Sua segunda abordagem propõe duas camadas de stakers: uma camada “pesada” com o requisito mínimo de depósito de 4.096 ETH para fins de staking e uma camada “mais leve” sem requisito mínimo, que ofereceria uma camada adicional de segurança.
A terceira abordagem sugere a rotação de comunidades, escolhidas a partir do conjunto atual de validadores ativos e ajustadas em cada slot para aumentar a segurança.
Buterin ressalta que a redução para 8.192 assinaturas tornaria mais gerenciável a complexidade técnica na rede Ethereum, facilitando a administração de um cliente de consenso para qualquer pessoa. No entanto, a decisão sobre qual abordagem implementar agora depende da comunidade Ethereum.
The post Vitalik Buterin propõe alterações no modelo de prova de aplicação da Ethereum appeared first on Jornal Cripto.