Uniswap vai começar a pedir KYC

uniswap

À medida que a Uniswap se prepara para uma nova atualização, uma proposta para implementar medidas de Conheça o Seu Cliente (KYC) e endereços autorizados tem provocado debates intensos na comunidade de finanças descentralizadas (DeFi).

Sugestões de código abertas à comunidade

A Uniswap, uma das maiores exchanges descentralizadas (Dex) do mundo, abriu recentemente o espaço para sugestões de código da comunidade. Essas sugestões fazem parte do novo recurso “Hooks”, que permite que desenvolvedores terceirizados sugiram modificações no protocolo.

A controvérsia do KY

Uma das propostas mais debatidas é a introdução de um sistema KYC e endereços autorizados no protocolo Uniswap. Esta proposta tem como objetivo aprimorar a segurança e conformidade com leis internacionais, mas não é universalmente aceita. O desenvolvedor de blockchain Jongwon Park foi quem enviou esse código, incitando discussões acaloradas.

O caso contra a implementação do KYC

Adam Cochran, um investidor e analista proeminente no mundo DeFi, chamou a proposta de uma “ladeira escorregadia”, argumentando que isso poderia abrir portas para mais regulamentações e pressões externas, mesmo em cenários onde tal sistema não é necessário.

It's a slippery slope. Just like the analogy of the frog that is in slow boiling water.

If you create the tooling for permissioned systems, you give grounds for regulators to push to use them even in contexts where they aren't necessary.

That re-enters trust into the system, as… https://t.co/IH31hvH1E6 pic.twitter.com/DyQwJT49Yi

— Adam Cochran (adamscochran.eth) (@adamscochran) October 15, 2023

A defesa da proposta

Jongwon Park respondeu aos críticos, afirmando que sistemas autorizados em blockchains são inevitáveis. Ele acrescentou que o Uniswap continuará sendo um protocolo sem permissão e seus contratos permanecerão “imutáveis em nível de protocolo”.

O futuro da Uniswap e a regulamentação

Embora ainda seja uma discussão aberta, a Uniswap já fez parcerias para reforçar seus protocolos de segurança, como a colaboração com a TRM Labs para melhorar o rastreamento de atividades ilícitas. Além disso, a exchange já tem um histórico de bloqueio de endereços sancionados pelo governo dos EUA.

Vale mencionar que projetos como Civic Pass, Polygon ID, Astra Protocol e Parallel Markets estão trabalhando para fornecer um processo de conformidade seguro e sem necessidade de permissão para aplicativos Web3.

Conclusão

A proposta de implementação do KYC e endereços autorizados na Uniswap permanece controversa, mas também pode ser um sinal de que a indústria de DeFi está se movendo para um futuro mais regulamentado e seguro. A questão é se essa regulamentação vai beneficiar ou prejudicar a missão descentralizada que está no cerne da Uniswap e outros protocolos DeFi.

The post Uniswap vai começar a pedir KYC appeared first on Jornal Cripto.