- Jornal Cripto
- Posts
- A aprovação de um ETF Spot Bitcoin é questão de tempo, afirma Ex-Presidente da SEC
A aprovação de um ETF Spot Bitcoin é questão de tempo, afirma Ex-Presidente da SEC
Com os avanços no mundo das criptomoedas, a expectativa por um ETF spot bitcoin aprovado nos Estados Unidos está em alta. E, segundo Jay Clayton, ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), essa aprovação parece ser apenas uma questão de tempo.
Uma dicotomia insustentável
Os Estados Unidos já possuem ETFs de bitcoin baseados em futuros, mas, surpreendentemente, ainda aguardam a aprovação de um ETF de bitcoin à vista. Para Jay Clayton, a diferença entre aprovar produtos futuros e não produtos à vista é uma dicotomia que não pode perdurar. Em entrevista à CNBC, ele declarou: “A dicotomia entre um produto futuro e um produto à vista não pode durar para sempre”.
O Caso Grayscale vs. SEC
A decisão de um tribunal federal neste caso realçou que a SEC não tinha justificativa concreta para aprovar ETFs baseados em futuros de bitcoin e, simultaneamente, negar os de bitcoin à vista. Dessa forma, dada a forte correlação entre o mercado spot de bitcoin e o mercado de futuros da CME, a alegação de riscos associados à fraude e manipulação de mercado no ambiente spot foi questionada.
A sentença proferida definiu que a negativa da SEC à proposta da Grayscale foi “arbitrária e caprichosa”. Para Clayton, mesmo que haja novas rejeições por parte da SEC, fica a incógnita sobre quais seriam as razões apresentadas.
O Futuro do ETF Spot Bitcoin nos EUA
Apesar de toda a complexidade jurídica e regulatória, a perspectiva para a aprovação do ETF spot bitcoin é promissora. Com decisões sobre propostas de gigantes como BlackRock, Fidelity e Invesco previstas para outubro, o ex-presidente da SEC manifesta esperança de ver progressos nessa direção em breve.
Não apenas Clayton, mas grandes nomes da indústria financeira, como o JPMorgan, também veem a aprovação como algo eminente. O próprio banco, após a vitória da Grayscale contra a SEC, mencionou a probabilidade da agência reguladora ser “forçada a aprovar os pedidos de ETF de bitcoin à vista que ainda estão pendentes”.
Em meio a um cenário de evolução cripto e uma demanda por instrumentos financeiros, a aprovação de um ETF é mais do que uma possibilidade. Por fim, tornou-se, segundo especialistas e insiders da indústria, uma inevitabilidade.
The post A aprovação de um ETF Spot Bitcoin é questão de tempo, afirma Ex-Presidente da SEC appeared first on Jornal Cripto.