Um guia completo para o Blink de Solana

trazendo operações on-chain para o Twitter

Solana lançou recentemente o Blink (Blockchain Link), um recurso que visa popularizar e simplificar transações de criptomoedas. Mas o que é o Blink? Como as pessoas o usam? E como ele permite ações como votar, doar, mintar, trocar e pagar no Twitter? Este artigo responderá a todas as suas perguntas!

Sumário

Blink, abreviação de Blockchain Link, é um recurso que transforma operações on-chain em páginas front-end. Blinks permitem que usuários executem transações blockchain diretamente de URLs ou códigos QR, tornando aplicativos descentralizados acessíveis de qualquer plataforma ou dispositivo.

O Blink é baseado em “Solana Actions,” desenvolvido pela Dialect Labs . Solana Actions são APIs que entregam transações assináveis ​​via URLs, acessíveis por meio de solicitações HTTP padrão (GET e POST), permitindo que os usuários interajam perfeitamente com atividades de blockchain.

Em termos simples, os desenvolvedores podem usar o protocolo Actions para criar links para operações on-chain desejadas. As páginas interativas onde os usuários podem se envolver com essas operações são chamadas de Blinks.

Quando os usuários realizam operações on-chain por meio do Blink, o mecanismo subjacente é o seguinte.

  1. Buscar metadados: um cliente faz uma solicitação GET para uma URL de ação para buscar metadados sobre ações disponíveis.

  2. Resposta: O endpoint retorna metadados (como o título e o ícone do aplicativo) e uma lista de ações disponíveis.

  3. Interface de exibição: o aplicativo cliente (por exemplo, carteira móvel, bot de bate-papo ou site) exibe uma interface de usuário para o usuário executar uma ação.

  4. Selecionar ação: o usuário seleciona uma ação, solicitando que o cliente faça uma solicitação POST para obter a transação para assinatura.

  5. Assinar e confirmar: a carteira ajuda o usuário a assinar a transação e a envia para o blockchain para confirmação.

O processo específico pode ser referenciado no diagrama abaixo:

O recurso Blink da Solana pode impulsionar uma adoção e engajamento mais amplos com o Web3 ao oferecer uma interface simplificada e acessível para novos usuários, ao mesmo tempo, em que melhora a eficiência e a conveniência das atividades on-chain para nativos DeFi.

Votação/Previsão

Tomemos como exemplo o mercado de previsões Hedgehog: os usuários podem votar e apostar diretamente no Twitter usando o Blink.

Inscrição

Por meio do Blink do Access, os usuários podem assinar diretamente suas plataformas de mídia preferidas.

Doação

Por meio do Blink do TipLink, os usuários podem facilmente enviar uma dica no Twitter.

Como

Com o Blink, cunhar e comprar NFTs também está a apenas um clique de distância.

Trocar

É claro que funções fundamentais como trocas de tokens também podem ser facilmente executadas através do Blink.

Embora o Blink esteja disponível atualmente apenas no Twitter, essa funcionalidade será estendida a outras plataformas sociais. Vídeos oficiais também mostraram o uso do Blink no Discord e no Reddit. À medida que o Blink se torna mais difundido, ele ajudará a trazer as transações de blockchain para o mainstream e aumentar a competitividade da Solana.

O Blink é atualmente um recurso experimental, mas suporta muitas carteiras Solana populares, como Phantom, Backpack e Solflare. Veja como habilitá-lo usando a Phantom Wallet:

  1. Nas configurações, selecione “Recursos experimentais”.

  2. Ative “Ações Solana no X.com”.

  3. Atualize a página para ver o Blinks no Twitter.

Este processo simplificado torna o blockchain Solana mais acessível a um público mais amplo. Os usuários agora podem se envolver no ecossistema sem navegar por várias etapas ou entender conceitos complexos de blockchain.

Antes de clicar em um Blink e realizar qualquer ação na cadeia, não se esqueça de verificar a fonte!

Avalie o Jornal de hoje

O que você achou dessa edição?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.