O Que é Polkadot 2.0?

Introdução ao Polkadot 2.0

Polkadot 2.0 é uma atualização significativa que visa transformar a rede Polkadot em uma plataforma mais flexível e eficiente, focada em aplicações. Uma das principais inovações dessa atualização é o "Agile Coretime," que introduz um sistema mais flexível para alocação de espaço de blocos, permitindo que desenvolvedores comprem espaço de bloco conforme suas necessidades. Isso otimiza o uso dos recursos computacionais da rede com base na demanda real, aumentando a eficiência.

Principais Destaques

  • Polkadot é uma solução de camada 0 que permite que suas parachains e aplicações desfrutem de interoperabilidade em toda a rede Polkadot, herdando também a segurança da rede principal.

  • DOT é o token nativo da rede Polkadot e tem várias funções, incluindo manter a segurança e a governança da rede.

  • Polkadot 2.0 introduzirá mudanças importantes, criando uma rede mais flexível e reduzindo as barreiras para projetos, além de criar mais valor para os usuários da rede e do token DOT.

  • Um dos principais aspectos da atualização é a modificação do método de leilão de slots para um método baseado em tempo de núcleo (coretime), permitindo que as parachains acessem o espaço de bloco conforme suas necessidades.

Como Polkadot Funciona

Polkadot é uma solução de camada 0 projetada para resolver problemas de interoperabilidade entre blockchains. A arquitetura da Polkadot é composta por uma Relay Chain principal, que cuida da segurança, consenso e interoperabilidade da rede, e várias parachains, que são blockchains de camada 1 específicas de aplicação. Essas parachains não precisam desenvolver seus próprios mecanismos de consenso para segurança, pois a Polkadot oferece um consenso seguro por meio do mecanismo de Nominated-Proof-of-Stake (NPoS). Além disso, qualquer cadeia de camada 1 conectada à Polkadot também desfruta de interoperabilidade nativa, compartilhando informações e recursos com outras parachains.

O Que é DOT?

DOT é o token nativo da rede Polkadot. Ele confere direitos de governança aos seus detentores, pode ser usado para staking e vinculação para adicionar novas parachains à rede Polkadot. Com a introdução do Polkadot 2.0, o DOT também será usado para compras de coretime.

Pensamentos Finais

O modelo de leilão de slots serviu bem à rede Polkadot até agora, mas é rígido, pois as parachains são limitadas ao tempo de núcleo que conseguem reservar no leilão inicial. Isso cria um desequilíbrio de recursos, onde algumas parachains ficam com mais do que precisam, enquanto outras lutam por recursos. Com o Polkadot 2.0 e o Agile Coretime, transformar o espaço de bloco em um recurso sob demanda e comercializado pode ser um ingrediente para uma rede mais flexível, capaz de escalar infinitamente.

Conclusão

Essas mudanças prometem tornar a Polkadot uma plataforma ainda mais atraente para desenvolvedores e usuários. A atualização Polkadot 2.0 visa não apenas melhorar a eficiência da rede, mas também reduzir as barreiras de entrada para novos projetos, incentivando a inovação e aumentando a adoção da rede. Como a comunidade e os usuários da Polkadot, é crucial entender as provisões dessa atualização e o que isso pode significar para você.

Não somos gurus financeiros! Use este artigo para se informar, mas lembre-se de que investir é arriscado e vale a pena fazer sua própria pesquisa.

Avalie o Jornal de hoje

O que você achou dessa edição?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.