É assim que fazemos análises técnicas

Guia definitivo de análise técnica

Negociações profissionais e investimentos em criptomoedas exigem habilidades para analisar a situação do mercado e prever os movimentos de preços de ativos específicos.

No entanto, fazer previsões com precisão absoluta é impossível, pois os preços de mercado são indiretamente influenciados por um grande número de fatores, e ninguém pode estimar o efeito de cada um deles com certeza.

Mas como podemos prever a situação nos mercados de criptomoedas e financeiros? É para isso que a análise técnica (TA) foi criada. Vamos descobrir o que é, porque e como é usada.

O que é análise técnica?

Análise técnica é um complexo de métodos de avaliação e previsão da situação em mercados financeiros, que ajuda a tomar decisões ponderadas de negociação e investimento, com base em padrões estatísticos na dinâmica de preços.

Padrões identificados são usados ​​como indicadores para previsão. 

Junto com a análise fundamental (FA), as técnicas de TA são uma ferramenta essencial para análise de mercado, ajudando a entender quando e quais ativos valem a pena comprar ou vender.

A análise fundamental é baseada no cálculo do valor "objetivo" de um ativo com base no desempenho financeiro, instalações, ativos, equipe e outros fatores de uma empresa.

Ao contrário da análise fundamental, a TA depende do estudo de movimentos históricos de preços, identificação de padrões recorrentes e determinação de padrões que permitem prever mudanças de preços em um futuro próximo. 

Observação: muitos traders iniciantes pensam erroneamente que análise técnica é adequada apenas para mercados financeiros tradicionais, mas, na verdade é um método analítico amplamente difundido para criptomoedas.

Indicadores de Análise Técnica

Analistas de câmbio usam vários indicadores que ajudam a analisar o mercado.

Basicamente, esses métodos são funções matemáticas baseadas na dinâmica de preços, volume de negociação e outros dados estatísticos, bem como as correlações entre eles.

Eles ajudam a formar sinais de negociação, ou seja, avisos para os traders venderem ou comprarem, quais ativos e em quais quantidades, quais pares de negociação usar, etc. 

Existem técnicas de TA versáteis e altamente especializadas. Entre os indicadores mais comuns de análise técnica estão:

  1. RelativeStrengthIndex (RSI)

    Este indicador mede a força relativa do mercado financeiro comparando os valores absolutos nos momentos de alta e queda dos preços.

  2. MovingAverage (MA)

    É um indicador do movimento médio do preço. Ao calcular a média dos dados por um certo período de tempo, o efeito da volatilidade é suavizado, e se torna possível analisar a tendência atual do mercado.

  3. MovingAverage ConvergenceDivergence (MACD)

    Um indicador que ilustra a proporção de indicadores MA para períodos curtos e longos de tempo. É usado para determinar mudanças de tendência de preço.

  4. Bandas de Bollinger (BB)

    Bandas de Bollinger definem transições de valor estável para mudanças ativas de preços de ativos e vice-versa. BB implica a formação de um gráfico de preços com três MAs tendo desvios especificados.

  5. StochasticOscillator

    Um indicador popular em finanças tradicionais, que ajuda a determinar o quão sobrecomprado ou sobrevendido o mercado está com base na comparação do preço de um ativo no fechamento do dia anterior com uma série de indicadores semelhantes ao longo de um certo período de tempo. 

  6. Ichimoku KinkoHyo

    Um indicador baseado em três MAs e duas linhas derivadas. Ichimoku ajuda a determinar a direção da tendência e os níveis de suporte e resistência. Ele também sinaliza possíveis reversões de preço.

  7. Linhas de Fibonacci.

    Gráficos de valores de ativos, que são usados ​​para exibir o nível aproximado de correção, são determinados por uma sequência de números de um famoso gênio matemático. 

Esses não são todos métodos de análise técnica, mesmo entre os mais populares. Existem vários padrões de gráficos de análise técnica, como os candlesticks japoneses ou a Cruz de Ouro e a Cruz da Morte.

Além disso, há diferentes métodos de preço, volume, correlação, sazonalidade e outros tipos de análise estatística, globalmente chamados de técnicos. Certamente consideraremos os mais significativos deles com mais detalhes em materiais futuros. 

O papel da análise técnica na previsão de preços de criptomoedas

TA é uma ferramenta altamente eficaz para prever a dinâmica de preços de ativos digitais. A essência desse conjunto de técnicas é identificar tendências, níveis de suporte e resistência, mercados sobrecomprados e sobrevendidos e outros fatores que podem afetar o preço de uma criptomoeda.

Com esses dados, os traders podem fazer suposições sobre onde o preço de um ativo específico se moverá no futuro e tomar decisões de negociação apropriadas.

A análise técnica também pode ser usada para determinar quando entrar e sair de posições, o que ajuda os investidores a maximizar seus lucros e reduzir perdas potenciais. Vale a pena notar que a análise técnica não é garantia de sucesso, e a decisão de comprar ou vender criptomoeda deve sempre ser tomada com base em fatores adicionais, como análise fundamental e notícias da indústria de criptomoedas. 

Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse, é só clicar no botão abaixo e liberar o seu acesso ao Jornal Cripto PRO:

Avalie o Jornal de hoje

O que você achou dessa edição?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.