• Jornal Cripto
  • Posts
  • Desenvolvedores da Solana corrigem uma vulnerabilidade crítica

Desenvolvedores da Solana corrigem uma vulnerabilidade crítica

Um alerta no Discord fez com que os principais contribuidores agissem rapidamente para implementar uma correção esta semana.

Nesta semana, os desenvolvedores da Solana identificaram e corrigiram silenciosamente uma vulnerabilidade crítica, sem que muitos notassem. Essa correção rápida levanta questões sobre o quão descentralizada é a terceira maior blockchain em termos de valor total bloqueado. Por outro lado, alguns podem se sentir aliviados por a vulnerabilidade não ter causado uma interrupção na rede.

O desenvolvedor pseudônimo Laine, do validador Stakewiz da Solana, explicou em um post de 8 de agosto intitulado “Anatomia de um patch” que a correção rápida foi possível graças ao fato de grandes validadores terem sido alertados com antecedência. Um alerta no Discord em 7 de agosto informou que os principais contribuidores haviam encontrado uma vulnerabilidade crítica que precisava de correção urgente. Em poucos minutos, validadores representando mais de 70% da rede Solana já haviam implementado a correção.

Atualmente, Solana possui 1.515 validadores, com Helius, Galaxy e Coinbase sendo os maiores, representando 3,39%, 3,36% e 2,89% do total de participação da rede, respectivamente.

Essa correção silenciosa gerou questionamentos sobre a descentralização da Solana. Como uma vulnerabilidade crítica pode ser conhecida e corrigida por 70% dos validadores em minutos, e por que essa coordenação ocorreu nos bastidores, sem que a maioria do ecossistema da Solana tivesse ciência da situação? Segundo Laine, a confidencialidade foi necessária para evitar que um agente mal-intencionado aproveitasse a situação.

O que também é notável é como uma rede, anteriormente conhecida por seu tempo de inatividade e congestionamento, conseguiu corrigir uma vulnerabilidade crítica sem precisar pausar a rede. Isso é um grande mérito para os desenvolvedores e engenheiros da Solana, que conseguiram transformar a rede sem recorrer à interrupção do protocolo.

Não somos gurus financeiros! Use este artigo para se informar, mas lembre-se de que investir é arriscado e vale a pena fazer sua própria pesquisa.

Inscreva-se para continuar lendo

Este conteúdo é gratuito, mas é necessário ser assinante do Jornal Cripto para continuar lendo.

Already a subscriber?Sign In.Not now