- Jornal Cripto
- Posts
- Airdrop da EigenLayer: furada ou oportunidade?
Airdrop da EigenLayer: furada ou oportunidade?
A EigenLayer, o segundo maior protocolo com um valor total bloqueado (TVL) de US$ 15,67 bilhões, finalmente revelou as tão aguardadas especificações do seu "stakedrop" em um post de blog datado de 29 de abril.
Em seu anúncio, a Eigen Foundation compartilhou que alocaria 15% do suprimento total de 1,67 bilhão de tokens EIGEN para a comunidade, reservando apenas 5% para os usuários iniciais que participaram da Temporada Um. A alocação restante será distribuída para os usuários nas "temporadas" subsequentes.

Tokens não transferíveis por um período
Os opositores do stakedrop concentraram a maior parte de suas críticas no fato de que, embora os usuários pudessem reivindicar seus tokens EIGEN a partir de 10 de março, não estavam autorizados a transferi-los ou vendê-los até uma data não divulgada.
A Eigen Foundation explicou que esse controle foi implementado para assegurar que elementos-chave, como pagamentos e parâmetros de corte, fossem "firmemente estabelecidos" antes da transferência de EIGEN entre usuários.
"Acreditamos que essa abordagem melhor sustentará o crescimento e a maturidade a longo prazo do ecossistema EigenLayer."
Ademais, alguns usuários criticaram o modelo de distribuição linear de EIGEN, no qual o número de pontos ganhos pelos usuários está diretamente relacionado ao número de tokens EIGEN reivindicáveis, argumentando que isso favorece injustamente grandes players.
Outra grande preocupação para os críticos foi a imposição de restrições geográficas rigorosas aos usuários que tentavam reivindicar seus airdrops. De acordo com a documentação legal da EigenLayer, usuários de 30 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, China e Rússia, não estavam autorizados a reivindicar tokens EIGEN.
